terça-feira, 22 de julho de 2008

Autoridade Espiritual

AUTORIDADE ESPIRITUAL & SUBMISSÃO.

Princípios de Autoridade & Submissão Espiritual.

“Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar ás pessoas que você é, você não é”.

Margaret Thatcher.

Introdução:

Lidar com a questão da autoridade e da submissão não é fácil. Mas todos nós temos que lidar com elas um dia. Num momento estando no papel de autoridade e noutra ocasião vivendo o processo da submissão. E podemos afirmar que elas existem em todos os relacionamentos. Henry Brandt disse que onde há duas pessoas, ai há uma autoridade e uma submissão. Autoridade e submissão não são algo restrito ao relacionamento de marido e mulher. Elas estão presentes no trabalho, nos estudos na igreja etc.

I - O que é autoridade?

“Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal” (Augusto Cury).

É ainda o direito que alguém adquiriu de mandar e ser obedecido. Cada autoridade alcança isso de uma forma diferente. Alguns Pela influencia pessoal e outros pela força ou “poder”.

Talvez esteja se perguntando o que é mesmo influência pessoal? Como construir influência sobre as pessoas? Como conseguir que as pessoas realizem de bom grado o nosso desejo sem precisar usar da força ou do poder? Sobre o que se constrói a autoridade?

Poderíamos dizer que é o respeito, a confiança e o modo educado de tratar as pessoas esperando delas o maximo e exigindo delas o mínimo. Quando agimos assim estamos na realidade servindo a essas pessoas ao invés de sermos servidos por elas.

Liderança é construída sobre serviço

Jesus disse que a influência e a liderança são construídas sobre o serviço.

Eis ai o grande dilema da humanidade, quase todos desejam ser servidos. Querem ser felizes ao invés de fazer alguém feliz. Jesus vem na contra mão dizer que se você deseja ser grande é preciso ser pequeno, se deseja ser servido e preciso servir primeiro. Se quer ser exaltado primeiro tem que ser humilhado.

Mas infelizmente muitos lideres se esquecem disso e preferem agir usando do poder.

O poder:

“Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por cauda de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer” (Augusto Cury).

Quando precisamos lembrar a alguém que estamos no poder ou na frente de um empreendimento é por que nunca estivemos. Na realidade o que fazemos é impor nossa vontade e nossas decisões.

Dois tipos de autoridade:

Existem basicamente dois tipos de autoridade: Autoridade absoluta e Autoridade delegada.

A) Autoridade absoluta. Só Deus é autoridade absoluta. Rm. 11.35,36. Deus atua a partir de seu trono, e seu trono está constituído sobre sua autoridade. Todas as coisas foram criadas pela autoridade de Deus e todas as leis físicas do universo são mantidas por meio de sua autoridade. Por isso, a Bíblia diz que Deus está “sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa”, o que quer dizer que todas as coisas são mantidas pela palavra de poder de sua autoridade. A autoridade divina representa Deus. Só Deus é autoridade em todas as coisas; e toda autoridade da terra foi estabelecida por ele. Por isso é importantíssimo que venhamos servir a Deus, conhecê-lo e reconhece-lo como autoridade.

Segundo Watchman Nee: “A maior exigência que Deus faz ao homem não é a de carregar a cruz, servir, ofertar ou negar a si mesmo. É a obediência”. Ainda de acordo com esse autor “A controvérsia do universo centraliza-se sobre quem deve ter autoridade, e nosso conflito com Satanás é o resultado direto de atribuir a Deus. Para manter a autoridade de Deus, devemos submeter-nos a ela de todo o coração. É absolutamente necessário que reconheçamos a autoridade de Deus e que tenhamos uma noção básica do que ela significa”. Ao servimos a Deus não podemos desobedecer às autoridades, porque isso é um principio satânico. “Existe no universo dois princípios: o da autoridade de Deus e o da rebeldia satânica”. (Watchman Nee). A qual dos dois deseja obedecer?

B) Autoridade delegada.

Autoridade Delegada: Rm 13.1
O princípio de autoridade delegada é que rege todas as relações do homem com o homem, bem como do homem para com Deus. Todas as coisas estão debaixo deste princípio, nada está solto. Este é um princípio de ordem e paz, nunca de confusão. Deus assim criou todas as coisas, mas ao rebelar-se, Lúcifer gerou a confusão. E, pior, está levando todos os homens a viverem debaixo do princípio de rebelião.

Como funciona o princípio de autoridade delegada? Na Trindade temos que o Pai é igual ao Filho, que é igual ao Espírito Santo. Na essência os três são iguais. Todavia, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são diferentes nas funções.

O Pai enviou o Filho (Jo 4.34).
O Filho veio (Jo 16.28).
O Filho foi obediente ao Pai (Jo 8.29).
O Filho enviou o Espírito Santo (Jo 15,26;14.26).
O Espírito Santo veio (At 2.16-17).
O Espírito Santo é obediente ao Filho (Jo 16.12-15).


A Trindade é a fonte de toda a verdade. Este princípio divino é encontrado em todas as relações estabelecidas por Deus. Temos que numa família o pai é igual â mãe, que é igual aos filhos. O ocorre que na família, o pai é "o cabeça" e a mãe a ajudadora. Eles são iguais, têm o mesmo valor para o Senhor, mas têm funções diferentes.
Submissão não é ato de inferioridade
Há uma tendência de se pensar que se submeter é ser inferior. Jesus nunca foi inferior ou menor que o Pai pelo simples fato de lhe ser submisso. Pelo contrário, Jesus Cristo tem o nome que está acima de todo nome (Fp 2.9). Temos que entender que entre iguais há uma relação de autoridade e submissão. Isto faz parte da ordem divina. As autoridades delegadas estão em todas as áreas de nossas vidas. Um discípulo do Senhor deve, onde estiver, procurar saber quem é a autoridade delegada para a ela se submeter.
Deus Delega Autoridades em Todas as Áreas da Vida:
· Civil: Rm 13.1-3.
· Trabalho: Ef 6.5-6; Tt 2.9-10; 1 Tm 6.1-2.
· Família: Ef 5.22-24; 6.1-4.
· Igreja: 1Co 12.28; Hb. 13:7,17

De acordo o prof. João Flavio Martinez Todo discípulo do Senhor, onde estiver, procura saber quem é a autoridade, para a ela se submeter. Não há espaço para o "super-espiritual".

COMO EXERCER AUTORIDADE

Paradoxalmente o único meio de exercer autoridade é obedecendo. A melhor autoridade é aquela que aprendeu primeiramente a obedecer. A servir. Foi assim com Jesus. ( Fl 2. 5-11). O melhor oficial não é o que se sai melhor nos testes e nas provas físicas, mas aquele que desde cedo trilhou o caminho da submissão (obediência). O melhor pai, pode ter certeza, é aquele que foi um bom filho.

Se você não aprendeu a obedecer, a ser submisso, você não está preparado para exercer autoridade.

Para exercer autoridade é preciso primeiro ser submisso.

O que é a submissão? É o que Estudaremos a seguir.

II - SUBMISSÃO

A palavra submissão é composta de duas outras: SUB + MISSÃO que quer dizer : uma missão subordinada a outra. Submissão não quer dizer subserviência nem depreciação. Ser submisso é ser cooperador na missão.

A QUEM DEVEMOS SER SUBMISSOS?

A) A Deus: Todo homem deve temer, honrar e ser submisso a Deus. Como já foi mencionado Deus é autoridade absoluta. E, portanto a ele devemos total submissão. “a obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros” (1 Sm 15.22). A única maneira de honrar a Deus é obedecendo a ele de maneira absoluta, pois só assim a vontade de Deus está centralizada.

B) Ao homem: Há pessoas que dizem “só obedeço a Deus” e estão erradas pois o próprio Deus constituiu autoridades sobre nossas vidas, conforme nos ensina Romanos 13.1-7 e portanto todo homem deve ser sujeito a elas. A primeira lição que o cristão deve aprender é obediência à autoridade. Estamos sob autoridade dos homens como também temos homens sob a nossa autoridade.

Jesus mesmo esteve sob autoridade de Deus e também sob autoridade de homens. Ele não burlou a autoridade humana. Como já vimos autoridade encontra-se em toda parte. Nas escolas, no lar, na rua ou onde você estiver. Por isso é preciso saber quem é a autoridade que esta acima de nós pelos lugares que passamos. Ao invés de preocupar nos com o certo ou errado, o bem ou o mal devemos é nos preocupar em saber quem é a autoridade sobre nós. Quantos cristãos hoje não têm a menor idéia do que seja submissão. Por isso existe tanta confusão e desordem. Muitos estudantes consideram muito severa a ordem divina de obedecer aos professores. Muitas esposas consideram uma crueldade total a ordem divina de sujeitar-se a maridos difíceis. Hoje muitos cristão vivem em rebeldia, não quererem se submeter a autoridade dos pastores ou de seus lideres em departamentos. Conforme foi dito, muitos dizem obedecer somente a Deus, mas, na realidade ainda não aprenderam sobre a autoridade delegada. Se uma pessoa não se despojar completamente da carne, não será capaz de aceitar e atender á autoridade delegada. “È a natureza rebelde do homem que o faz desejar obedecer á autoridade direta de Deus sem ficar sujeito ás autoridades delegadas que Deus estabeleceu”. (Watchman Nee). Com isso podemos afirmar que os problemas que enfrentamos são decorrentes do fato de que os homens vivem fora da autoridade de Deus.

QUAl O BENEFICIO ADVINDO DA PRATICA DA SUBMISSÃO?

Possibilidade de se tornar uma autoridade bem sucedida.

Deus nunca usa uma alma orgulhosa. No momento em que uma pessoa fica orgulhosa, Deus a deixa de lado. Não adianta tentar esconder; o sujeito orgulhoso mais dia menos dia ira deixar transparecer sua condição, isso virá por meio de palavras de gestos e até mesmos de atitudes. Não há como fingir submissão. Precisa-se despojar do orgulho. O maior beneficio que uma pessoa submissa pode alcançar, e isso ela o faz sem perceber é alcançar uma posição de autoridade. O Senhor disse “O filho do homem [...] não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. E com isso ele alcançou a total autoridade. Leiamos isso narrado por Mateus “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra”.

Aprendemos com Jesus Cristo que a base da “autoridade” é o serviço, então o que estamos esperado para praticar este conceito?

Você deseja uma posição de destaque como autoridade em sua comunidade? Então comece servindo aos irmãos ao teu lado. Comece praticando pequenas tarefas dentro de tua igreja. Comece ajudando o teu pastor. E com o tempo, sem perceber, estarás também influenciado pessoas.

Conclusão:

Agora poderia dizer que o titulo deste estudo deveria ser “Submissão e Autoridade”. Posto que, só se alcança a autoridade quando se pratica a submissão.

Portanto peçamos a Deus que na nossa submissão sejamos fieis para respeitar àqueles que Ele mesmo colocou à nossa frente para nos guiar. E que também ao nos colocar na posição de autoridade possamos exercê-la não com “poder”, mas com serviço.

Por Silvano da Silva Reis. 2008

3 comentários:

  1. Muito bom, só achei , que a fonte de definição de autoridade deveria ser, exegética e teológica, apesar da minha admiração por Cury.

    ResponderExcluir
  2. Essa postagem será o esboço da minha próx. ministração!

    Não é plagio viu pastor! rsrs Só vou pegar imprestado... Graça e paz!

    ResponderExcluir
  3. Deus usou a sua vida para falar comigo e mudar a minha vida... reconheci os meus erros e me deixei quebrar e estou sendo moldado como Deus assim me quer.

    ResponderExcluir