sábado, 27 de outubro de 2007

O que é unção?

Unção: Ato ou efeito de ungir ou untar; sentimento piedoso; caráter de doçura atrativa. (Dicionário Globo).
Espiritualmente pode-se dizer que a unção é um revestimento espiritual, tendo como finalidade proteção, dinamismo e formação de um caráter piedoso e carismático.. Proteção porque o cristão revestido do Espírito Santo pode ser comparado a uma assadeira de bolo que ao receber a unção do óleo é capaz de ficar isolada e não deixar agarrar em si à massa do bolo. Pode-se dizer o mesmo do cristão que ungido esta protegido de ser contaminado pelo mundo onde ainda vive.
Quanto ao dinamismo o crente revestido do Espírito Santo encontra força e coragem para realizar as obras de Deus sem temor.
Carismático por que sendo o Espírito Santo a doçura em pessoa este mesmo sentimento tem que fazer parte daqueles que possuem o Paracleto.
Assim sendo o cristão que recebe a unção se torna piedoso, doce e intrépido. E nele se percebe os frutos do Espírito descrito em Gálatas 5.22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.”
Segundo o pastor Silas Malafia o cristão não é reconhecido pelos dons espirituais mais sim pelos frutos. “O cristão não é reconhecido ou conhecido por aquilo que recebe, o cristão é conhecido por aquilo que ele doa.
O cristão não é conhecido pelos dons; é pelo fruto. E fruto é algo que você produz”.(Silas Malafaia. Uma vida de Prosperidade(DVD) Editora Central Gospel.RJ).
Desta forma o cristão precisa estar em sintonia com o Espírito Santo e através de suas ações produzirem frutos que evidenciem a unção.
Existem pessoas que confundem unção com, pulos, gritos, danças e outras tantas manifestações que aparecem durante ministrações de busca do Espírito Santo. Entretanto unção é algo bem maior, é a transformação que alcança a vida do crente e permanece nele.
Certa vez estava estudando sobre avivamento e pensava que igreja avivada é aquela que grita, pula e que expressa em gritos suas aleluias e glorias a Deus o culto todo. Ledo engano o meu. Em minhas pesquisas descobri que o verdadeiro avivamento é demonstrado e evidenciado pela vida transformada do homem ou da mulher que aceita Cristo como seu Salvador.

6 comentários:

  1. deus o abençoe...precisava entender o significado de unção não somente através do dicionário

    a paz do senhor*

    ResponderExcluir
  2. Paz... Deus te abençõe.Obrigado por visitar nossa página

    ResponderExcluir
  3. Achei o texto escasso de fontes bíblicas...
    Mas tome essa crítica como construtiva ;)
    afinal de contas, estou seguindo o conselho de Is8:20
    À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.
    e Is28:10
    Pois é preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali.

    ResponderExcluir